A educação deve ser considerada como processo para o desenvolvimento humano integral, instrumento gerador das transformações sociais. É base para aquisição da autonomia. É o elemento de integração e conquista do sentimento e da consciência de cidadania.

A Fundamentação Pedagógica da nossa escola tem como base os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) que podem ser encontrados no site: www.mec.gov.rj , onde seu principal objetivo é a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo. Neles são propostos alguns temas transversais como: Meio Ambiente, Ética, Pluralidade Cultural, Orientação Sexual e Saúde.

Nossa escola está passando de uma “Pedagogia Tradicional” para a “Pedagogia Renovada” que é uma concepção que inclui várias correntes, dentre elas a de Jean Piaget quando fundamenta sua teoria na construção do conhecimento e a de Freinet que se centra em técnicas como aulas-passeio, desenho livre, livro da vida e defende a participação e integração entre família / comunidade e escola.

Tais correntes, embora admitam divergências, assumem um mesmo princípio norteador e valorização do indivíduo como ser livre, ativo e social.

A escola como instituição social deve possibilitar o crescimento humano nas relações interpessoais, bem como oportunizar a apropriação do conhecimento elaborado, tendo como referência a realidade do aluno.